quarta-feira, 25 de abril de 2012

Projeto: Jogos de Alvo


Projeto: Jogos de Alvo

Jogos de Alvo

Objetivo: Construir jogos de alvo para dar de presente na brincadeira de amigo-oculto.
Conteúdo: Jogos e brincadeiras.
Anos: Pré-escola.
Tempo estimado: Quatro meses.
Material necessário: Jogos de alvo, placas de madeira, caixas de sapato, pregadores de roupa, botões, cola, tintas, guache, pincéis, rolos de pintura, tesouras, elásticos e objetos que podem servir de obstáculos.
Desenvolvimento:
1ª etapa: Leve à turma diversos jogos de alvo para que conheçam como ( boliches, dardo ou bilhar, por exemplo). Apresente suas regras e deixe que brinquem.
2ª etapa: Disponibilize para as crianças os materiais e diga que façam seus jogos. Proponha que, em duplas, planejem,construam um brinquedo que tenham as características dos conhecidos na etapa anterior e testem sua criação. Fique atento às necessidades e intervenha, ajudando na manipulação de cola ou sugerindo que utilizem tinta para pintar grandes superfícies.
3ª etapa: Organize a turma em roda e peça que cada dupla apresente sua criação aos colegas. A intenção é que aprimorem seus jogos, sugerindo novos elementos ou regras às outras crianças. Nos dias seguintes, deixe que façam os ajustes e brinquem.
4ª etapa: Chame um convidado (como outro professor, alguém da comunidade ou uma criança mais velha) para levar um jogo de alvo à escola e ensinar seu funcionamento. É importante que ele leia as regras para a turma se habituar com o texto instrucional.
5ª etapa: Divida a turma em grupos de quatro. Disponha caixas com materiais e proponha que criem outros jogos, inspirando-se no que aprenderam até então. Organize nova roda: da mesma maneira em que trabalharam na 2ª etapa, a intenção é que possam conversar sobre as melhorias de seus jogos com os colegas e, em seguida façam as alterações.
6ª etapa: Convide um adulto para observar os jogos elaborados e dar dicas de como melhorá-los ainda mais (como no acabamento ou nas regras) Dê tempo para que possam fazer as alterações.
7ª etapa: Como base na leitura atenta de textos instrucionais, peça que as crianças ditem as regras de seus jogos e seja o escriba. Organize os dados no quadro e depois registre-os em papel (esse material vai acompanhar os jogos dados de presente).
8ª etapa: Proponha a entrega dos presentes aos amigos ocultos.
Produto final: Jogo de alvo
Avaliação: Analise o desempenho das crianças no decorrer do projeto, observando se participam das propostas, se têm idéias, para a confecção dos jogos, se socializam  as regras e se interagem e cooperam com os companheiros. Note se relacionam a direção e a força para acertar o alvo.

Fonte: Educação Infantil Nova Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário