quarta-feira, 25 de abril de 2012

ADAPTAÇÃO


ADAPTAÇÃO



Adaptação: Tempo de Conquista

* O ingresso de uma criança na escola, principamente quando é sua primeira escola, marca o início de um processo rico e contínuo: o progressivo crescimento da criação como um individuo autônomo.
* Esse período comumente denominado de "adaptação" implica novas posturas dos pais conquistas para a criança e um atento trabalho pedagógico dos educadores.
* As crianças viverão, pela primeira vez, a experência de não ter exclusividade. 
* Seus professores vão dividir sua atenção com as diferentes crianças.
* Os desafios serão superados mais rapidamente para uns e mais lentamente para outros.
* Consciente de todas as etapas do processo de adaptação, a creche/escola vem dar algumas dicas aos pais para uma melhor adaptação de seus filhos.

# Os pais não devem demonstrar sua ansiedade ao filho e, sim, tratar com naturalidade o primeiro contato com a escola.
# Converse bastante com a criança, explicando-lhe o que ocorrer com ela, sem ocultar dados ou inventar histórias.
# Não crie grandes expectativas na criança quanto ao universo escolar. Dê a ela autonomia e liberdade necessárias para descobrir o que a escola pode lhe oferecer.
# Leve a criança à esdcola antes do começo do ano letivo. Esta iniciativa faz com que lea comece a se familiarizar com o ambiente escolar.
# Ao deixar seu filho, na porta da escola, não use "artifícios" para distraí-los e poder ir embora. Mesmo que "abra um berreiro" é melhor queveja você indo embora, do que pense que você sumiu de repente.
# É fundamental ue os pais não se atrasem para buscar os filhos, para que eles não tenham a terrível sensação de que não voltarão para casa. Os filho sentem-se mais seguros ao ver ospais à porta da escola.
# No período de adaptação escolar da criança, não deixe de lavá-la à escola.
# Não mude hábitos da criança durante o período de adaptação, tais como tirar suas fraldas ou a chupeta, por exemplo.

* Quando vai durar esse processo depende da personalidade da criança, da faixa etária e da atitude familiar.
* As dificuldade não devem ser vistas como obstáculos, mas como conquistas pessoais das crianças, necessárias para o seu crescimento. É importante os pais sentirem-se à vontade para buscar esclarecimentos junto àqueles que estão responsáveis pelo seu filho. O vículo entre família e Escola é muito importante. O diálogo ainda é o melhor caminho para conseguir resultados positivos.

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